segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um bom começo



Fotografia de Clóvis Campêlo/2011

UM BOM COMEÇO

Clóvis Campêlo

“Ah, tô numa boa / Eu tô invadindo João Pessoa”.

Começamos bem a Série D do Brasileiro 2011. Vencemos o Alecrim por 3x1, superando a chuva, a lama, o péssimo estado do gramado e a iluminação ruim. E mais uma vez, contamos com a ajuda sempre importante da imensa torcida coral. Dezesseis mil pessoas invadiram o Almeidão e coloriram a BR- 101 e a cidade de vermelho, preto e branco.
O estádio é uma lástima de abandono, apesar da sua boa estrutura. Se a intenção do Alecrim era faturar dinheiro com o jogo, como aconteceu, teria sido muito mais óbvio chamá-lo para o Arruda (não sei se as normas permitem) ou para qualquer outro estádio do Recife (Ilha do Retiro ou Aflitos), ou mesmo para Caruaru (como sugeriu o treinador Zé Teodoro, depois do jogo).
Quem reclama dos nosso estádios, aqui na capital pernambucana, precisa conhecer o Almeidão e perguntar-se como um estádio naquela situação, contrariando todas as condições impostas pelo Estatuto do Torcedor, continua funcionando e servindo de palco para jogos de futebol.
O refrão acima foi cantado pela torcida coral na caminhada de ida, mostrando a sua disposição. Já pela manhã, enfrentamos o nível alto das águas do rio Goiana, que invadia os prédios ribeirinhos da cidade de mesmo nome e ameaçava a ponte na BR-101. A volta foi muito pior, com a interdição da passagem pela cidade (as águas do rio já estavam encobrindo a ponte), obrigando a todos a fazerem um percurso mais longo por outras cidades do Estado de Pernambuco.
Mas, tudo foi superação e força de vontade. E, com base nesses dois itens importantes, demos um primeiro passo de um longo caminho em busca da nossa reabilitação no cenário futebolístico nacional.
O Santa Cruz atuou e venceu com Tiago Cardoso; Johnatan (Natan), Thiago Mathias, Leandro Souza e Dutra; Memo, Jeovânio, Wesley e Têti (Chicão); Rodrigo Gral (Flávio recife) e Tiago Cunha. Os gols corais foram marcados por Thiago Mathias (2) e Wesley. Público de 16.022 pessoas, que garantiu uma renda de R$ 265.370,00 em favor do Alecrim. A renda, segundo a imprensa esportiva, assegurará ao clube potiguar o cumprimento da sua folha salarial por vários meses.
No próximo domingo, enfrentaremos o Guarany de Juazeiro do Norte, no Arruda, dando prosseguimento à tabela de jogos e esperando avançar na luta pela ascensão à Série C, em 2012.
O clube cearense foi fundado no dia 10 de abril de 1941 e disputa uma competição nacional pela primeira vez. Ostenta no seu uniforme as cores preta e vermelha e tem como mascote um leão, o Leão do Mercado, em alusão aos comerciantes que o fundaram.
É o atual vice-campeão cearense, posição que o habilitou a disputar a Série D do campeonato Brasileiro.
Esse é o nosso próximo adversário. Essa é a próxima pedra no nosso caminho.

Nenhum comentário: