quinta-feira, 24 de novembro de 2011

É cada pesquisa publicada...


Bacalhau de Garanhuns, o maior torcedor do mundo

É CADA PESQUISA PUBLICADA...

Leonardo Fink

O Grande problema que eu vejo das pesquisas, é ela desvendar o que é "torcedor" e o que é "simpatizante". No dia que conceituarem isso, boa parte das dúvidas acabarão.
Particularmente vejo o torcedor, aquele indivíduo que vai a campo assistir aos jogos, não necessariamente todos os jogos, mas que vá ao campo, que seja sócio do clube, que assista os noticiários sobre o dia a dia do clube, que saiba o nome dos jogadores do seu time, que saiba a diferença de sociais, aquibancada e gerais, que saiba ao menos as posições que cada um joga. Isso sim é um torcedor! Mesmo que não tenha dinheiro pra ser sócio, mas que vá aos jogos assistir, e assim, colaborar de alguma forma com o seu time de coração.
“Simpatizante” é aquele que tá na mesa de um bar e quando você chega, para afogar as mágoas ou comemorar a vitória, ele pergunta; - Quanto foi o jogo? E pela fisionomia que ele fizer depois da resposta, você sabe para que time ele simpatiza. Ele não sabe o nome dos jogadores, ele não vai ao campo, ele só assiste o jogo na televisão, num bar, se acompanhado de amigos, porque assistir sozinho "É um saco". Nunca foi a campo, ou não lembra quando foi, quando perguntado, ele diz: - Foi num jogo do (simpatizado) contra (????????), lembro não!"
Ele em nenhuma hipótese será sócio um dia, e quando perguntado diz: - Eu vou dar dinheiro para aqueles caras! Quando o time simpatizado perde, jamais utilizará a camisa do clube no outro dia, paticamente não tem sentimento nenhum pelo acontecido, o que vale é não dizer que "torce" pelo perdedor, Ah! se é que ele tem a camisa! Se você solicitar que ele escale o time simpatizado, ele não saberá fazê-lo.
Bem, poderia escrever muitas e muitas diferenças. Pergunto: Podemos incluir numa pesquisa pessoas com comportamentos tão diferentes e conceituá-los como TORCEDORES?
Já dizia um grande matemático amigo meu: " Estatística é a tortura que você faz a um número até ele dizer o que você deseja de resposta".Faça as perguntas certas, ou faça o numero de perguntas suficientes para você obter a resposta que você deseja.
Falando em pequisas, foi publicada recentemente uma pesquisa realizada na FAFIRE, que mostrou o resultado no mínimo conflitante; foram pesquisados 600 estudantes que após responderem para que time torciam, responderam qual torcida era mais apaixonada, e os três grupos de "torcedores" alve rubros, rubro negros e tricolores, convergiram para uma resposta, que o Santa Cruz tem a torcida mais apaixonada. Fica a pergunta: Será que o que foi visto como sendo a mais apaixonada não seja na prática o TORCEDOR ou TORCIDA no sentido da palavra? Será que os demais não são os "simpatizantes"?
Bem! Apenas pra refletir!

http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2011/09/21/a-pesquisa-da-vez-pernambuco/comment-page-8/#comment-2421
Localidade: Estado de Pernambuco
Instituto: Plural Pesquisas
Amostra: 1200 entrevistados, entre 02 e 06 de abril de 2011
Margem de erro: 2,8 p.p.


Nenhum comentário: