sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A mais apaixonada


Foto: Elessandra Lemos/2005

PESQUISA APONTA TORCEDORES DO SANTA COMO OS MAIS APAIXONADOS PELO CLUBE
Segundo estudo da Fafire torcedores do Santa e dos rivais Náutico e Sport apontaram os tricolores como os que possuem maior paixão pelo time no Estado

João de Andrade Neto

Na arquibancada inferior do Arruda, na parte central, está escrito: a torcida mais apaixonada do Brasil. Agora essa frase ganha respaldo em uma pesquisa elaborada pela Faculdade Frassineti do Recife (Fafire), que apontou os tricolores, se não os mais apaixonados do Brasil, ao menos de Pernambuco. Inclusive com o reconhecimento dos rivais rubro-negros e alvirrubros.
A consulta foi realizada entre os dias 8 e 17 de agosto, e ouviu 693 pessoas (368 homens e 325 mulheres), a partir de 16 anos, no Recife e em outras oito cidades da região metropolitana.
A pesquisa trabalhou duas perspectivas. Na primeira perguntou aos torcedores qual o nível de “paixão” com os seus respectivos clubes. E os torcedores do Santa Cruz foram o que mais afirmaram ter um envolvimento “elevado” com o time com 50,54%, contra 34,26% dos rubro-negros e 21,25% dos alvirrubros.
Ao mesmo tempo, os tricolores foram os que menos afirmaram ter um nível de paixão “baixo” com o clube, apenas 4,84%, contra 8,34 dos leoninos e 8,75% dos aficionados pelo Náutico.
No entanto, o dado mais curioso veio quando se perguntou aos entrevistados qual a torcida mais apaixonada do Estado. Ai, a fidelidade coral superou as rivalidades clubísticas. Na opinião de 65,5% dos alvirrubros, os tricolores são os mais apaixonados. Apenas 18,99% consideram que eles mesmos são os que mais amam o time e os outros 15,19% apontaram o Sport.
Para os torcedores rubro-negros as opiniões foram mais equilibradas: 49,17% apontaram os corais com os mais apaixonados, enquanto 48,75% disseram que são eles mesmos os mais devotos. Só 2,08% votaram no Náutico.
Quando a mesma pergunta foi feita para os simpatizantes do Santa veio a maior diferença: 90,61% votaram em si mesmos. Apenas 9,39% escolheram o Sport e ninguém apontou os alvirrubros. A pesquisa não revelou qual a margem de erro.

Publicado no Jornal do Commercio, Recife, em 02/11/2011

Nenhum comentário: